segunda-feira, 9 de julho de 2012


A LEGIÃO NEGRA

A esquecida tropa negra que há 80 anos lutou pela democracia do Brasil.


A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Pouco ou nada se fala da participação de milhares de homens e mulheres da comunidade negra paulista que se afastaram dos ideais propalados pela Frente Negra Brasileira, que se alinhou politicamente ao governo central para organizar a Legião Negra de São Paulo, composta por cerca de dois mil negros dispostos a enfrentar as forças federais em nome da “pátria paulista”.

A Legião, também conhecida por Pérolas Negras, se juntou aos batalhões de estudantes, operários, ferroviários, portugueses, alemães, espanhóis, e até mesmo índios, por considerar que a “causa paulista” também dizia respeito aos negros.
  
Envolvida com a “causa paulista”, mas também empenhada em fortalecer uma identidade própria, a Legião Negra escolheu para nomear os seus batalhões personagens negros e mestiços importantes da história do Brasil, como o conselheiro Antônio Pereira Rebouças e Henrique Dias.

Legião Negra além dos ideais revolucionários esperava assegurar a cidadania negra e conclamava os “homens de cor” enfatizando que a revolução era um passo importante rumo a “uma pátria livre de todas as formas de opressão” considerando-a um episódio inscrito na história de luta do povo negro.

O Jornal A Gazeta de 23 de julho de 1932 trazia a seguinte matéria:

Os homens de cor e a causa sagrada do Brasil

Os patriotas pretos estão se arregimentando - Já seguiram vários batalhões - O entusiasmo na Chácara Carvalho - Exercícios dia e noite - As mulheres de cor dedicam-se à grande causa.

Também os negros de todos os Estados, que vivem em São Paulo, quando o clarim vibrou chamando para a defesa da causa sagrada os brasileiros dignos, formaram logo na linha de frente das tropas constitucionalistas. A epopéia gloriosa de Henrique Dias vai ser revivida na luta contra a ditadura. Patriotas, fortes e confiantes na grandeza do ideal por que se batem São Paulo e Mato Grosso, os negros, sob a direção do Dr. Joaquim Guaraná Sant´Anna, tenente Arlindo, do Corpo de Bombeiro, tenente Ivo e outros, uniram-se, formando batalhões que, adestrados no manejo das armas e na disciplina vão levar, nas trincheiras extremas, desprendidos e leais, a sua bravura, conscientes de que se batem pela grandeza do Brasil que seus irmãos de raça, Rebouças, Patrocínio, Gama e outros muitos tanto dignificaram. Os nossos irmãos de cor, cujos ancestrais ajudaram a formar este Brasil grandioso, entrelaçando os pavilhões auri-verde e Paulista, garbosos, ao som dos hinos e marchas militares, seguem cheios de fé, ao nosso lado, ao lado de todos os brasileiros que levantaram alto a bandeira do ideal da constitucionalização, para a cruzada cívica, sagrada, da união de todos os Estados sob o lábaro sacrossanto da pátria estremecida.

Nem todos, porém, eram assim ideologicamente comprometidos outras razões também justificavam a participação negra. Uma delas, ligada ao desemprego e falta de oportunidades após a abolição, foi a oportunidade de ganhar alguma remuneração, enquanto estivesse lutando.

Mesmo as mulheres negras procuraram ocupação como enfermeiras, costureiras, cozinheiras e até soldados. Com o alistamento lhes eram assegurados salário, alimentação e assistência médica, tudo custeado por doações de particulares, eventos beneficentes e, certamente, verbas públicas.


Soldados e enfermeiras nas escadarias da sede da Legião Negra situada na Chácara do Carvalho
região Central - Campos Elíseos - da cidade de São Paulo

Ironicamente, ir à guerra se tornou uma maneira de garantir a sobrevivência, assim como se viu na guerra do Paraguai.

Embora derrotados nos campos de batalha, os paulista se consideraram vitoriosos com a promulgação de uma nova constituição em 1934. As histórias e memórias do movimento estão materializados em objetos, monumentos e documentos espalhados pelo estado, contudo, quase nenhuma menção se faz a participação negra no histórico episódio.


Essas lembranças são revisitadas em recente obra do escritor e jornalista, Oswaldo Faustino que romanceia a participação dos Pérolas Negras na Revolução de 32.

Fontes:





3 comentários:

  1. Excelente artigo. sou bisneto do Tenente Arlindo Ribeiro. Mais um dos esquecidos pela história. A história dos negros foi escrita e contada por brancos. Esse foi um dos maiores crimes já cometidos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou neta do Tenente Arlindo do Corpo de Bombeiros, e quando meu sobrinho Thiago Ribeiro encontrou este artigo, que tornou-se uma relíqua para nossa família, sentimo-nos ainda mais orgulhosos de meu avô.
    Ele foi um herói, um homem íntegro, trabalhador,e a base da família que hoje tem tantos membros que é quase impossíveL contar. O maior legado que recebemos dele é sobre o AMOR MAIOR, DEUS!!!

    ResponderExcluir
  3. “ A SABEDORIA E A INFORMAÇÃO E QUE FAZ A,O GUERREIRA,O VENCER! ” DITADO AFRICANO JIMBAHUEH!
    Homenagem aos 90 anos 1930 - 2020 da FNB Frente Negra Brasil Os Negros Nacionalistas Socialistas "Nazistas". A maior e melhor entidade afro da gloriosa historia da Brasileira. Os maiores e mais organizados movimentos e associações das entidades negras e lideres negros da historia Brasil eram negros da gloriosa FNB Frente Negra Brasil nacionalistas seguidores do Nacional Socialistas( Nazistas) de Adolf Hitler. E deram uma uma grande contribuição a auto estima e boas esperanças e belos horizontes ao coletivo afro brasileiro, Faziam parte deste movimento gente do povo há intelectuais, artistas,esportistas. e alguns muitos famosos. e por mais de 20 anos fizeram a diferença, mas como o Quilombo dos Palmares foram literalmente destruídos pelo poder desproporcional das elites da época onde varias lideranças foram mortos e outras desestimulas ou corrompidas. O enfrentamento contra a ditadura de Getúlio Vargas o poder da Igreja Católica as elites fascistas,o sionismo judaico, Plano Marshall e Plano Soviético o sonho nacional socialista dos lendários negros sucumbiram e estigmatizados assim como alguns de seus polêmicos provedores patriotas. SEBASTIÃO BENEDITO DOS SANTOS “BOO” CAMPINEIRO FILHO DE ESCRAVOS 1871-1927! MENTOR DAS FNB. EM 1930. O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS E FORÇAS OCULTAS DO PAIS? DECIDIRAM TERMINAR COM O DECRETO Nº 19488,15 DE DEZEMBRO DE 1930 FERIADO NACIONAL DO DIA 13 DE MAIO. CRIADO O 155-B, DE 14 DE JANEIRO 1890 PELO 1º PRESIDENTE DA REPUBLICA. O AFROIN MARECHAL DEODORO DA FONSECA ONDE COMEMORAVA A IMPORTANTE DATA O 13/5/1888 A LIBERTAÇÃO DA ESCRAVATURA DO BRASIL. QUE GEROU UMA REVOLTA NACIONAL E MOTIVANDO A CRIAÇÃO DA FNB 16/9/1931 EM SÃO PAULO ITUANO ARLINDO VEIGA DOS SANTOS 1902-1978 E RAUL JOVIANO DO AMARAL CAMPINEIRO 1914- 1988 E INÚMEROS ABNEGADOS GAMISTAS OCTAVIANOS. QUE VIAM NO NAZISMO O MODELO DE ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL ECONÔMICA SOCIAL CULTURAL E MORAL CRIANDO UMA PERSPECTIVA A UM POVO QUE APOS QUATROCENTOS ANOS DE TRABALHOS FORÇADOS ABANDONADOS E AINDA EXPLORADOS NUMA NOVA ESCRAVIDÃO COLONIAL EUROPEIA ASIÁTICA. COMO ALEMANHA E OS ALEMÃES VIVIAM APOS A 1º PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL VIVIAM NOS CAOS E IGUAIS HÁ NÓS EM SOFRIMENTOS?
    O Brasil tem inúmeras enigmatísticos historias, onde a pobreza e ignorância do povo vem do fato de desconhecer-las.Prof. Milton Santos afro gênio Brasileiro,
    Jorge Oba Oliveira. Afroin-brasileiro, paulista, campineiro. Quilombista escritor, linguista, poliglota, tradutor, filósofo, poeta, ensaísta, historiador, pesquisador, memorista, étnicista, estruturalista, folclorista, colecionador, africanista, latinista,ativista e humanista da Organização Negra Nacional Quilombo. ONNQ 20/11/1970-2020-50 anos! Facebook Quilombo ONNQ Brasil E-mail quilombonnq@bol.com.br
    A ONNQ TEM TODOS DOCUMENTOS COMPROVATÓRIOS DESTA GRANDIOSA EPOPEIA AFROIN BRASILEIRA MAS HÁ OUTRAS ENTIDADES E ESTUDIOSOS SÉRIOS QUE TAMBÉM HÁ TEM, SÓ QUE DIVIDO QUESTÃO DE ORDEM ESTATUARIA E DE DIREITOS DE ALGUNS MEMBROS DETENTORES QUE DOARAM QUE SEUS ARQUIVOS, ESTABELECERAM 50 ANOS MEIO SECULO DA SUA FUNDAÇÃO OCORRIDA EM 20 DE NOVEMBRO DE 1970 EM CAMPINAS SP. AGORA EM 2020 NOS MEMBROS DA ONNQ ESTAMOS RESPEITANDO E HONRANDO NOSSO GRANDE E DETERMINADO LEGADO FUNDAMENTADO NO PROVERBIO UNIVERSAL MILENAR AFRO ASIÁTICO " CONHEÇA A VERDADE E ELA O LIBERTARA E VENCERAS" A TODOS QUILOMBISTAS! Jorge Oba Oliveira da ONNQUILOMBONNQ 1970-2020-50 anos!

    ResponderExcluir